A equipa do Instituto Superior Técnico apresentou, esta terça-feira, a segunda versão do FuturIST, o veículo que vai participar na competição ecológica organizada anualmente pela Shell.
A Equipa do Instituto Superior Técnico (IST) escolheu o Dia Mundial do Ambiente para apresentar o FuturIST II, o veículo que vai participar na Shell Éco-Marathon, uma competição ecológica organizada anualmente pela petrolífera holandesa.
O objectivo da competição é a apresentação de um veículo que realize seis voltas ao circuito Paul Armaganac, em França, o que representa 21,82 quilómetros, em menos de 52 minutos e consumindo a menor quantidade de combustível possível.
No fim, é medida a quantidade de combustível restante e calcula-se o número de quilómetros que seria possível percorrer com apenas um litro de combustível, quer seja gasóleo, gasolina sem chumbo 95, ou o GPL.
Esta prova é já apresentada como a mais popular de competição ecológica e comemora este ano a sua décima sétima edição.
Treze equipas portuguesas na grelha de partida
O veículo do IST é o fruto do trabalho de dez estudantes, membros da empresa JUNITEC, e de licenciaturas como Engenharia Aeroespacial, Mecânica, Electrotécnica, Informática, Civil e Naval.
O piloto do veículo, que terá apenas 40 quilos, será o elemento mais baixo dos elementos da equipa. O piloto, Rui Sequeira, vai conduzir quase na horizontal, mas adianta que as condições não são muito difíceis de suportar.
Um dos aspectos importantes da competição é o facto de a pista simular as condições normais de condução, o que se torna importante para a indústria automóvel, na perspectiva de diminuição da poluição.
A prova tem como recorde a marca de 3151 quilómetros percorridos com um litro de gasolina. Portugal está representado com 13 equipas na grelha de partida.
Ao todo participam 150 equipas, divididas entre estudantes e independentes.
O valor total dos prémios da competição é de 3600 contos, sendo que o primeiro lugar arrecada 450 contos.