ciencia

Autarquia e ANJE instalam centro de novas tecnologias

A Câmara Municipal do Porto e a Associação Nacional de Jovens Empresários assinaram um protocolo para a instalação do projecto Portugal Global, que pretende ser um ninho de empresas na área das novas tecnologias, com serviços de apoio à actividade empresarial.

A Câmara Municipal do Porto e a ANJE, a Associação Nacional de Jovens Empresários, assinaram um protocolo para criarem um centro de novas tecnologias, no âmbito do projecto Portugal Global.

Este centro pretende ser um ninho de empresas na área de novas tecnologias e estará ligado à actividade empresarial, prestando-lhe serviços de apoio.

Assim, a autarquia disponibiliza o terreno da antiga Fábrica Social, em Santo Ildefonso, que está avaliado em 170 mil contos. Segundo uma fonte da autarquia, esta iniciativa naquela localização vai permitir a revitalização da zona centro da baixa.

Na reunião camarária semanal, foi também aprovada a proposta de preservação dos jardins da Avenida Montevideu, que está a ser alvo de um projecto de requalificação urbana por parte da Porto 2001, da autoria do arquitecto catalão Manuel Sola Morales.

Foi ainda aprovada pela autarquia a transferência de 280 mil contos para a Fundação Ciência e Desenvolvimento, que foi criada em 1995 pela própria autarquia e pela Universidade do Porto. Esta fundação é responsável pela gestão do planetário do Porto e pelo centro cultural que inclui o Teatro do Campo Alegre.

Das verbas disponibilizadas pela autarquia, 110 mil contos destinam-se a despesas de investimento e 170 mil contos são para despesas de funcionamento.

Redação