ciencia

Cientistas suecos descobriram vacina

Um grupo de cientistas suecos dizem ter descoberto uma enzima que destróia a proteína base do vírus da Hepatite C. Uma descoberta que poderá também contribuir para as investigações na luta contra a Sida.

Cientistas suecos, liderados por um professor do Instituto de Estocolmo - entidade que atribui o Nobel da Medicina - dizem ter dado os primeiros passos significativos na descoberta da vacina contra a Hepatite C.

Os investigadores dizem que os testes em humanos poderão começar dentro de 3 ou 5 anos.

Os suecos descobriram então uma enzima que destrói uma proteína imutável que garante a actividade do vírus da Hepatite C, a proteína NS3.

Esta enzima tem um efeito destruidor cem vezes maior do que qualquer outro tratamento que, segundo os cientistas, tanto pode ser aplicado em indivíduos sãos ou portadores.

Esta descoberta pode ainda ser significativana luta contra a Sida, dado que um dos obstáculos ao alcance da cura é o facto de existirem várias mutações no HIV.

Neste contexto, a destruição da proteína imutável do vírus permite parar a doença, podendo ser um exemplo para os investigadores que se ocupam do HIV.

Redação