ciencia

Nova esperança no combate à Hepatite C

Uma equipa de investigadores afirma que descobriu a enzima que pode atacar o vírus da Hepatite C. Os médicos suecos planeiam já a vacina e os testes em seres humanos podem começar dentro de três a cinco anos.

Da Suécia vem uma nova esperança para acabar com a Hepatite C. O Laboratório sueco que anunciou a descoberta de uma possível vacina contra esta doença diz que os testes em seres humanos poderão iniciar-se num espaço de tempo que oscila entre os três a cinco anos.

Os cientistas suecos sobre a liderança de um professor do Instituto Karollinska de Estocolmo, que atribui os Prémios Nobel da Medicina, descobriram uma enzima que destrói uma proteína vital do vírus da Hepatite C.

O efeito destruidor que a enzima causa na proteína NS3 do vírus da Hepatite C é cem vezes superior a outros métodos até agora desenvolvidos. Os investigadores afirmam que a vacina actuará tanto em indivíduos saudáveis como em pessoas que já tenham sido afectadas pela doença.

Os cientistas acrescentam também que a descoberta se reveste de grande significado na luta contra o vírus da Sida. Tal como o vírus causador da Hepatite C o HIV sofre inúmeras mutações, o que até agora tem impossibilitado a criação de uma vacina eficiente.

Redação