ciencia

Mortalidade por problemas cardíacos pode diminuir

Os resultados do estudo «Heart Protection» podem ser reveladores para a comunidade médica, mas acima de tudo para os doentes cardíacos. Os dados são publicados este ano mas tudo indica que a mortalidade cardiovascular pode ser reduzida.

Os medicamentos existentes no mercado no âmbito das doenças cardiovasculares são eficazes na prevenção e reduzem a mortalidade em 30 por cento. No entanto, o estudo «Heart Protection» indica que a simvastatina é uma droga benéfica tanto na prevenção primária como secundária.

«A simvastatina é hoje um pilar em cardiologia. Constitui definitivamente um aspecto importante em relação ao que pretendemos em prevenção primária e em prevenção secundária», considerou Pedro Marques da Silva, do Hospital de Santa Maria.

«Heart Protection» é um estudo desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos, cujos dados serão apresentados ainda em 2001 e poderão «modificar ou não» as expectativas médicas e «afirmar ou não muitas das atitudes perante o doente em risco cardiovascular», segundo o médico.

«Se a simvastatina tiver os bons resultados que esperamos, os doentes ganham com uma redução da mortalidade cardiovascular, para além da melhoria da sua qualidade de vida», sublinhou.

Redação