ciencia

HIV provoca «suicidio celular»

Cientistas norte-americanos lançaram um estudo em que explicam como é o que o vírus do HIV atacam as células do sistema imunitário. Um ataque que provoca o «suicídio celular».

Um estudo feito por cientistas norte-americanos, publicado na «Genome Research», determinou a forma como o virus HIV destroi o sistema de imunização do corpo e provoca o «suicídio celular» nos doentes com SIDA.

Segundo os investigadores, o virus da SIDA invade e neutraliza o ADN dessas células de imunização e introduz o seu próprio sistema na maquina celular, envenena os genes e altera a sua fonte energética.

Posteriormente suprime o mecanismo de reparação do ADN celular e introduz a «apoptoses» ou «suicídio da célula».

A destruição das células retira ao corpo a sua capacidade de defesa e leva ao colapso do seu sistema natural de imunização, o que é aproveitado por infecções «oportunistas» da SIDA.

Canadá analisa processo de entrada se imigrante tiver SIDA

O governo canadiano vai fazer análises clínicas para detectar refugiados e imigrantes com SIDA.

A ministra da Imigração canadiana anunciou que a nova medida, que constitui uma mudança em relação à proposta de 20 de Setembro, não prevê a expulsão dos portadores do HIV, mas o seu processo vai ser analisado pelas autoridades.

Actualmente, todas as pessoas que queiram emigrar para o Canadá tem que passar num exame em que o médico responsável decide se é necessária ou não a realização de testes para detectar o vírus da SIDA.

Segundo Elinor Caplan, «as decisões serão tomadas caso a caso com uma fórmula que está em desenvolvimento».

Redação