ciencia

Mexilhão, um remédio barato para o vírus da Sida

Cientistas indianos encontraram uma substância rica em proteínas dentro dos mexilhões do litoral de Goa. Esta substância constitui uma esperança no combate ao vírus da sida e de uma forma mais económica.

Uma solução mais barata para combater o vírus da sida foi apresentada, esta quinta-feira, por um grupo de cientistas indianos. Trata-se de uma substância encontrada dentro dos mexilhões do litoral de Goa, descoberta que já foi comunicada aos Estados Unidos.

Os cientistas indianos investigaram esta substância durante os últimos dez anos, recorrendo a testes à composição química activa encontrada nos extractos de hidrólise do mexilhão.

Segundo o responsável do estudo, Ani Chatterji, «a partir desta descoberta pode ser criado um medicamento eficaz contra o HIV».

Entretanto, os cientistas já mandaram uma carta aos Estados Unidos com os pormenores sobre a descoberta e onde revelam a intenção de produzir o remédio a preços mais acessíveis, aproximadamente por 80 mil escudos por pessoa.

Redação