ciencia

Novo tratamento resulta em 85 por cento dos ratos

Um novo tratamento contra o cancro foi já testado em cobaias tendo tido como resultado a cura de 85 por cento dos casos. Os ensaios nos humanos deverão começar no próximo ano e se tiverem resultados positivos o medicamento pode chegar ao mercado dentro de cinco anos.

Os primeiros testes de um novo tratamento contra o cancro revelaram resultados extremamente positivos, como anunciou hoje a imprensa britânica. O novo tratamento combina um medicamento e radiações e foi aperfeiçoado por cientistas britânicos.

Ratos de laboratório geneticamente modificados para desenvolverem tumores cancerosos do tipo humano foram totalmente curados em 85 por cento dos casos, depois deste tratamento.

Mais de nove meses após a aplicação do tratamento, não subsiste qualquer vestígio de cancro em cinco dos seis ratos tratados.

Este novo método foi inventado por cientistas do «Royal Free Hospital», em Londres e do «Mount Vernon», em Northwood (oeste de Londres), que publicaram os resultados da experiência na revista «Cancer Research».

Metade do tratamento consiste em administrar combretastatina, extracto de casca de salgueiro africano, cuja função é destruir novos vasos sanguíneos que se formam para alimentar os tumores cancerosos.

A segunda parte do tratamento consiste em administrar anticorpos equipados com uma «cabeça de ataque» radioactiva que eles enviam para as células cancerosas.

Os ensaios em seres humanos deverão iniciar-se no próximo ano. No caso dos ensaios decorrerem com êxito, um tratamento para os homens poderá ser comercializado dentro de cinco anos.

Redação