ciencia

Aves podem ser descendentes dos dinossauros

Cientistas portugueses e franceses descobriram, na Lourinhã, que os ossos dos dinossauros eram parecidos com os das aves. É a primeira vez que se levanta esta hipótese de descendência animal.

As aves podem ser descendentes dos dinossauros, indicia um estudo feito na Lourinhã a um ninho de dinossauros único na Europa.

Investigadores portugueses e franceses analisaram a formação óssea de dinossauros que viveram há 150 milhões de anos, no período Jurássico Superior e que foram descobertos em 1998.

Após a análise dos embriões, os cientistas descobriram que os dinossauros «cresciam de um modo extremamente rápido», segundo declarações do investigador Octávio Mateus à TSF.

O crescimento era de «cerca de 20 mícrons por dia (20 milésimos de milímetro), ou seja, em 10 anos, possivelmente atingiam dimensões quase adultas», na ordem dos sete metros.

Octávio Mateus explicou que a cartilagem destes dinossauros era «muito semelhante àquela que existe nas aves», pelo que «isto permite reforçar de que estes dinossauros carnívoros deram origem às aves».

A Ciência chegou a considerar que os ossos dos dinossauros eram semelhantes aos dos crocodilos, tartarugas e lagartos, mas depois desta descoberta, um novo dado surge no estudo da pré-história animal.

Esta pesquisa foi realizada por cientistas do Museu da Lourinhã, da Academia de Ciências de Lisboa, do Colégio de França e do Museu Nacional de História Natural de Paris.

Redação