ciencia

NASA volta a adiar missão do Atlantis

A NASA adiou para 12 de Julho a próxima missão de construção da Estação Espacial Internacional (EEI), após várias tentativas para resolver os problemas técnicos detectados no braço robotizado da plataforma orbital e que impedem o lançamento.

O vaivém Atlantis poderá ser lançado o mais tardar a 12 de Julho, concluíram terça-feira os responsáveis pela missão.

A missão, que tem por objectivo transportar e instalar uma câmara de pressão (US Joint Airlock) para os astronautas que fazem passeios espaciais, estava previamente agendada para meados de Junho, mas teve de ser suspensa devido a problemas registados no braço robotizado da estação.

O braço, que custou cerca de 141 milhões de contos, é uma espécie de grua móvel com 17,5 metros de comprimento, sendo indispensável para continuar a instalação dos diferentes módulos e estruturas da EEI.

A NASA ainda considerou marcar a missão de 11 dias do Atlantis para Setembro, depois da mudança de tripulação residente a bordo da EEI prevista para Agosto, mas os engenheiros da agência espacial estão confiantes de que poderão contornar as dificuldades que surgirem com o braço robotizado.

O braço de fabrico canadiano, necessário para a instalação do US Joint Airlock, bloqueou durante um processo de testes.

Os engenheiros do centro de controlo, que suspeitavam à partida de uma falha no software do braço, realizaram várias tentativas de reparação a partir de Terra.

Admitem agora que a avaria possa ter origem numa falha da unidade electrónica montada numa das articulações do braço.

Redação