ciencia

Reovírus com efeitos positivos no combate a tumor cerebral

Um vírus presente nos nossos sistemas respiratório e gastrointestinal poderá ajudar a combater o tipo mais comum de tumor cerebral (glioma), de acordo com um estudo desenvolvido por cientistas canadianos e publicado esta terça-feira no «Journal of the National Cancer Institute». Os resultados foram prometedores em tubo de ensaio e ratinhos.

Estudos realizados pelos cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, demonstraram que o reovírus tem potentes efeitos anti-cancerígenos sobre gliomas crescidos em cultura e gliomas humanos inoculados em ratinhos.

O glioma maligno é um tipo de tumor muito agressivo e altamente resistente aos tratamentos actualmente disponíveis. A esperança de vida de um doente com glioma é de cerca de um ano e são raros os pacientes que sobrevivem muito para além disso.

O reovírus parece activar uma via metabólica nas células afectadas que leva à sua destruição e não afecta as células saudáveis.

De acordo com os autores do estudo, se se vier a demonstrar que o reovírus também não produz efeitos secundários em primatas não humanos, será possível avançar para ensaios clínicos em pacientes humanos.

Se estiver interessado em ler o estudo ou em contactar os cientistas envolvidos na pesquisa «clique» no link colocado no fim deste artigo.

Redação