ciencia

Descoberto fungo que come CD's

Investigadores espanhóis descobriram uma nova forma de fungo que come discos compactos.

Cientistas espanhóis identificaram uma nova forma de fungo que come os discos compactos.

A geóloga do Museu de História Natural de Madrid descobriu o fungo, que pertence à família do comum Geotrichum, nos CD's trazidos da América Central do Estado de Belize.

O fungo atacou a extremidade do lado de fora do disco, consumindo o plástico e até o alumínio tornando o CD não executável.

Especialistas dizem que é pouco usual mas não desconhecido haver um fungo capaz de atacar substâncias feitas pelo homem como o plástico.

Javier Garcia-Guinea, director dos geólogos do Museu, disse acreditar que este foi o primeiro caso documentado de um fungo que ataca CDs.

«Este ano nós recebemos muitas mensagens por correio electrónico do Panamá, Costa Rica e Guatemala descrevendo casos semelhantes nos países tropicais» disse o Garcia Guinea à BBC.

Marc Valls, biólogo do Centro Nacional de Biotecnologia espanhol, avisou as pessoas para que não fiquem alarmadas. Ele disse que o fungo só atacará os CD's em certas condições, ou seja, o fungo apenas se desenvolve em alta humidade e alta temperatura, o que não é muito comum.

Mas há um lado positivo da história, a capacidade dos micro-organismos destruírem os produtos fabricados pelo homem, pode ajudar na eliminação de desperdícios.

Redação