ciencia

NASA lança sonda para estudar Big Bang

A NASA lançou para o espaço a sonda MAP, cuja missão é fazer um rastreio ao calor deixado pela explosão do Big Bang, que formou o Universo.

O lançamento verificou-se às 20:46 (hora de Lisboa) de sábado, a partir de Cabo Canaveral, enviando a nave numa viagem de mais de 1,5 milhões de quilómetros e quatro meses de duração, numa espécie de estudo da história cósmica.

O Universo, formado há aproximadamente 14 mil milhões de anos, teve origem numa imensa explosão, conhecida como Big Bang, ainda insuficientemente conhecida e cujo estudo poderá revelar também as chaves do destino que nos aguarda, disseram hoje fontes da agência espacial norte-americana.

A MAP, iniciais em inglês de Sonda Anisotrópica de Microondas, vai explorar um dos mistérios mais profundos do cosmos, pois inclui as origens do Universo e a formação de tudo quanto contém, a matéria visível, formada por planetas e galáxias, e a denominada «matéria obscura», uma força que parece impulsionar a expansão de tudo quanto existe.

A MAP custou cerca de 145 milhões de dólares e é, na realidade, um observatório para estudar a luz deixada pelo Big Bang.

Esta olhadela aos «fósseis» do Universo vai permitir que os cientistas obtenham uma imagem mil vezes mais pormenorizada da história do cosmos que a que até agora possuem graças ao satélite Cosmic Background Explorer.

Redação