ciencia

Rapaz ou rapariga?

Rapaz ou rapariga? Os pais decidem. Uma técnica desenvolvida nos EUA, através da separação dos espermatozóides, e que apresenta uma fiabilidade de 90 por cento, apresenta agora a resposta.

Está ainda em fase de ensaios mas é uma hipótese que ganha força. Uma equipa norte-americana garante que os pais vão poder escolher o sexo do bebé. Tudo depende do espermatozóide que determina se é menino ou menina, através do cromossoma X ou Y.

Assim, o que os cientistas do Instituto de Genética de Fairfax, nos Estados Unidos, se propõem fazer é separar os espermatozóides, e através da inseminação artificial, implantar na mãe o espermatozóide com o cromossoma desejado.

Se o cromossoma for X, o bebé será do sexo feminino. Se for Y, os pais podem contar com um rapaz.

Um dos cientistas envolvidos na pesquisa revela que foram testados 284 embriões e em 90 por cento dos casos acertou-se na escolha do sexo.

Mais do que a preferência dos pais, esta técnica pode ajudar a evitar certas doenças. Por exemplo, a hemofilia ou a distrofia muscular são provocadas por defeitos no cromossoma X. Se os pais puderem escolher os espermatozóides certos, o bebé nasce sem nenhuma destas doenças.

Redação