ciencia

«Diário do Povo» moderniza-se e já aderiu à internet

O «principal jornal da China», o «Diário do Povo» está a modernizar-se e já aderiu à internet e à economia de mercado. Para o «Netcenter» recebeu uma ajuda de meio milhão de contos. O jornal tem cerca de três mil funcionários, mil são jornalistas.

O «Diário do Povo», o «principal jornal da China», como é descrito pela restante imprensa chinesa» está a modernizar-se e já aderiu à internet e à economia de mercado.

O «Diário do Povo» tem cerca de três mil funcionários e destes, mil são jornalistas, que recebem um ordenado de 1500 yuan por mês, cerca de 40 contos, o dobro do salário médio em Pequim.

Este jornal tem 30 empregados só para responder às duas mil cartas diárias dos leitores e 110 jornalistas para a secção de internacional, responsáveis por duas páginas de cada edição e nem todos são membros do Partido Comunista.

O «site» na internet é já um dos mais visitados da China e é considerado como um grande sucesso, sendo que o noticiário é publicado em seis línguas, chinês, inglês, francês, russo, japonês e espanhol.

Meio milhão de contos para edições online

Bai Keming, o presidente do jornal, disse que «para comprar equipamento ou fazer novos investimentos podemos pedir ajuda ao governo central». No entanto não precisou as quantias recebidas, mas para a construção do «Netcenter» o «Diário do Povo» terá recebido perto de 19 milhões de yuan, cerca de meio milhão de contos.

A sua tipografia é uma das mais modernas do país e imprime uma centena de outras publicações. Além do órgão central do Partido Comunista chinês, que tem uma tiragem de dois milhões de exemplares, produz ainda outras treze publicações, como uma revista de automóveis e um diário financeiro.

A publicação do partido continua a ser vendida apenas por assinatura, mas a direcção do jornal quer «adaptar-se aos novos tempos» e quer modernizar também esta publicação.

«Desde a década de 80 que tem havido grandes mudanças da informação na China. Agora somos responsáveis pelos nossos próprios lucros ou prejuízos», disse ainda Bai Keming. A nova política estatal, destinada a aliviar os encargos do Estado, não significa uma autonomia completa.

«Site» tem 7,5 milhões de visitas diárias

Sobre o «site» do «Diário do Povo», o seu editor-chefe, He Jiazheng, diz que o número de visitas tem aumentado em trinta por cento por mês e que atinge os 7,5 milhões de visitas diárias.

Redação