ciencia

Atlantis parte quinta-feira para a EEI

O vaivém Atlantis voa quinta-feira para a EEI em missão destinada à montagem de uma câmara pressurizada na plataforma orbital. Um dispositivo que vai facilitar os «passeios espaciais» dos astronautas residentes no complexo.

O vaivém Atlantis voa quinta-feira, às 10:04 (em Lisboa) do Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral (Flórida), para a Estação Espacial Internacional (EEI) em missão destinada à montagem de uma câmara pressurizada na plataforma orbital que vai facilitar os «passeios espaciais» dos astronautas residentes no complexo.

O dispositivo que os astronautas vão instalar na EEI, que a NASA considera a «porta principal» do complexo, deveria ter viajado para órbita na última missão do vaivém, mas problemas técnicos ditaram o adiamento da montagem.

A bordo da EEI, os astronautas estavam a tentar resolver problemas técnicos, nomeadamente com um braço robotizado de fabrico canadiano, o Canadarm2, que com a adopção de novo software está já a operar normalmente e poderá desempenhar a tarefa planeada de montagem da «porta principal» na plataforma orbital.

A câmara pressurizada permitirá manter as condições especiais de pressão que os astronautas requerem cada vez que têm de realizar missões no exterior da Estação Alfa.

As actividades extraveículares (EVA), designação que a Agência espacial norte-americana (NASA) dá aos «passeios espaciais», obrigavam até agora os astronautas a depender de um vaivém para poderem sair para o espaço.

A câmara permite a utilização de escafandros espaciais norte- americanos e russos, conferindo ao complexo uma maior autonomia de funcionamento.

A tripulação do Atlantis permanecerá quase onze dias em órbita, durante os quais se realizarão três saídas no espaço para a montagem do novo dispositivo.

Redação