ciencia

Nasa encerra pista de emergência

A pista de aterragem de emergência que a Nasa opera em Marrocos foi encerrada por motivos de segurança, possivelmente devido a ameaças terroristas. O lançamento do vaivém Atlantis, quinta-feira, poderá assim estar em causa.

A pista de aterragem de emergência que a Nasa opera em Marrocos foi encerrada por motivos de segurança, possivelmente devido a ameaças terroristas, o que põe em perigo o lançamento do vaivém Atlantis na quinta-feira.

A pista está situada em Ben Guerur, norte de Marrocos, e constitui juntamente com outras duas, em Espanha e no Senegal, o conjunto de locais onde o vaivém pode realizar aterragens de emergência em caso de problemas no lançamento, indicou a Nasa.

O director do programa de voos do vaivém, Jim Halsell, indicou ter sido notificado que, «por motivos de segurança», a Nasa não deve utilizar a pista marroquina.

Halsell não precisou que tipo de ameaça foi detectada, mas admitiu que foi aumentado o nível de segurança no próprio centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.

O encerramento da pista marroquina faz com que, em caso de mau tempo nas instalações em Espanha ou no Senegal, possa ter que ser adiado o lançamento do Atlantis, que deveria iniciar quinta- feira uma missão de onze dias.

Nos últimos anos, várias instalações norte-americanas, tanto dentro como fora do país (especialmente em África ou países muçulmanos), foram colocadas em estado de alerta perante a possibilidade de ataques da organização de Osama Ben Laden, responsabilizada pelos atentados de 1998 contra as embaixadas dos Estados Unidos no Quénia e na Tanzânia.

Redação