Os bebés conseguem recordar-se dos sons que escutam quando estão no útero da mãe, mais de um ano depois do nascimento, segundo uma investigação de cientistas britânicos.
Os investigadores da Universidade de Leicester demonstraram que as crianças com um ano reconhecem os sons que escutaram três meses antes do nascimento.
Para chegar a esta conclusão reuniram um grupo de bebés que tinham ouvido uma determinada música no útero da mãe e mais de um ano depois foram expostos a várias peças musicais, tendo demonstrado preferência pelas que as mães tinham escolhido e tocado antes do nascimento.
Uma das autoras do projecto, Alexandra Lamont, da Universidade de Leicester, afirmou que esta pesquisa fornece novas evidências acerca do modo como se desenvolve a criança nos primeiros anos de vida.
As crianças que escutaram temas mais rápidos demonstraram ter gostos mais demarcados do que aqueles que ouviram músicas mais lentas.
De qualquer forma a investigadora realça que não existem evidências de que a música clássica possa contribuir para desenvolver as capacidades mentais dos bebés.