ciencia

Genética vai começar a dar resultados contra doenças

A genética vai brevemente começar a oferecer novos métodos de tratamento para diferentes doenças graças à descodificação do genoma humano, avançaram quarta-feira cientistas norte-americanos numa comissão do Senado dos Estados Unidos.

Em Junho do passado ano, conseguiu-se decifrar o denominado Mapa do Genoma Humano graças ao trabalho de um colectivo de cientistas de instituições públicas e da empresa «Celera Genomics».

Apesar de ser considerado um avanço extraordinário, o Mapa do Genoma, que identifica um a um os mais de três mil milhões de pares de letras que formam o DNA humano, é apenas um passo prévio para a aplicação de técnicas genéticas no tratamento de doenças.

«Podemos esperar que a medicina se transforme rotundamente nas próximas décadas», o responsável pelo Projecto Genoma Humano dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, Francis Collins.

Esse e outros cientistas solicitaram fundos à Subcomissão de Apropriações do Senado para a investigação científica sobre o papel dos genes nas doenças.

Redação