A «Atlantis» acoplou às 03:08 horas TMG de hoje à Estação Espacial Internacional, após uma viagem de dois dias pelo espaço. O vai-vem norte-americano, com cinco tripulantes a bordo, deverá ficar uma semana acoplado à EEI.
O vai-vem espacial norte-americano «Atlantis» acoplou hoje de madrugada à Estação Espacial Internacional (EEI).
Após uma viagem de dois dias pelo espaço, o «Atlantis» acoplou à EEI às 03:08 horas TMG de hoje (04:08 em Lisboa), quando a estação se encontrava sobre a América do Sul a uma altitude de 384 quilómetros da Terra.
O vai-vem norte-americano, com cinco tripulantes a bordo, deverá ficar uma semana acoplado à Estação Espacial Internacional, ocupada desde Março pelo cosmonauta russo Iuri Ussatchev e pelos astronautas norte-americanos James Voss e Susan Helms.
O «Atlantis» transportou nomeadamente um novo módulo para a EEI, uma sala de despressurização de seis toneladas, de fabrico norte-americano, cuja instalação marcará o final da primeira fase de construção da enorme estação orbital.
Os tripulantes do vai-vem norte-americano e da EEI deverão efectuar três saídas para o espaço, com uma duração total de dezoito horas, para instalar o novo módulo, que contribuirá para dar uma maior autonomia à estação.