Os dois astronautas do vaivém Atlantis terminaram com sucesso a tarefa da sua missão à Estação Espacial Internacional. Os astronautas tinham que instalar uma nova «porta da frente», que facilitará o processo de despressurização.
Os dois astronautas do vaivém Atlantis instalaram com sucesso a nova «porta da frente» da Estação Espacial Internacional (EEI), uma câmara de entrada que facilitará o processo de despressurização.
Os dois astronautas, Michael Gernhardt e James Reilly, realizaram um passeio espacial onde foram apoiados pela sua colega Susan Helms, que manobrou o braço articulado Canadarm2.
A instalação desta nova entrada decorreu durante o primeiro dos três passeios espaciais previstos para esta semana. O segundo e terceiro passeios, na terça e quinta-feira, vão estabelecer as características da acoplagem de quatro tanques de gás de alta pressão, que serão necessários para operar a porta.
Até esta altura, sempre que os astronautas tinham que efectuar passeios espaciais usavam como que um cais para as naves, já que a EEI não tinham uma câmara que permitisse aos astronautas fazer a transição em segurança de um ambiente pressurizado para o vácuo do Espaço.
Este novo módulo torna assim desnecessária a presença de uma nave e o facto de ser universal também não discriminará os vários tipos de fatos espaciais dos vários países. No entanto, e ao contrário deste módulo, as zonas de comunicações e ligações para oxigénio e arrefecimento só aceitam fatos espaciais norte-americanos.
Depois da instalação deste módulo estar completamente concluída, «as escotilhas entre uma nave e a EEI poderão estar sempre abertas», segundo Mike Hawes, um administrador da NASA para a EEI.
«Isto é importante porque nas últimas missões tivemos que abrir e fechar as escotilhas várias vezes para manter a pressurização correcta durante os passeios espaciais. Agora vamos poder manter essas portas abertas, o que vai trazer maior eficiência durante as actividades em órbita», explicou.
A instalação desta câmara termina a segunda fase da construção da EEI, que se iniciou em 1998.