ciencia

Novo sistema detecta risco de morte cardíaca

Um novo sistema, criado por cientistas franceses, permite detectar o risco de cada pessoa morrer por doenças cardiovasculares. O método é simples, atribuindo uma cotação a cada um dos onze factores de risco.

Foi recentemente desenvolvido, por cientistas franceses, um sistema que permite identificar, em cada pessoa, o risco de morte por doenças cardiovasculares.

O método de detecção é simples. Através de uma pontuação atribuída a cada factor de risco, o médico consegue saber se é maior ou menor a possibilidade do paciente morrer, por exemplo, devido a um ataque de coração.

Cada ponto que o paciente ganha aumenta o risco de morte, sendo a idade, o sexo e o tabaco os factores mais determinantes.

Por exemplo, um homem fumador de 66 anos ganha imediatamente 38 pontos. Outros factores como o peso, a pressão arterial, o historial médico sobre problemas cardiovasculares e o colesterol podem levar o doente a ter mais 61 pontos.

Este quadro levaria o médico a concluir que o paciente tinha 17 por cento de possibilidade de morrer por um acidente cardiovascular, nos próximos cinco anos.

No entanto, os médicos de Lyon dizem que o paciente poderá utilizar o resultado do teste para diminuir a força dos factores de risco: deixar de fumar ou começar a tomar medicamentos redutores da quantidade de lípidos no organismo.

Os cientistas definiram o quadro de pontuações depois de estudarem a informação fornecida pela observação de mais de 47 mil doentes cardiovasculares, homens e mulheres europeus e norte-americanos.

Redação