Dois astronautas do vaivém «Atlantis» iniciaram hoje de madrugada um passeio espacial de cinco horas. Um processo em que serão ligados dois tanques de oxigénio e nitrogénio a uma nova comporta de entrada na EEI.
James Reilly e Michael Gernhardt, astronautas do vaivém espacial norte-americano «Atlantis» iniciaram hoje de madrugada um passeio espacial de cinco horas em que ligarão dois tanques de oxigénio e nitrogénio a uma nova comporta de entrada na Estação Espacial Internacional (EEI).
A saída para o espaço iniciou-se com um atraso devido a problemas num dos computadores da estação. Segundo informaram fontes da NASA em Cabo Canaveral, Florida, o problema «rapidamente solucionado», afectou o disco duro do computador que controla as funções do braço robótico da estação espacial utilizado na instalação dos tanques.
Outros dois tanques serão instalados num terceiro passeio espacial na sexta-feira, adiantaram as fontes.
Este segundo passeio iniciou-se poucas horas depois de a agência espacial norte-americana ter decidido prolongar por mais um dia a missão do «Atlantis» na EEI devido a «fugas» que alteraram o programa de trabalho dos astronautas.
Assim, a nave só regressará à Terra em 24 de Julho.