ciencia

Computador de bordo para «acordar» motorista

A conhecida marca de computadores IBM, está com um projecto em mãos, que prevê a instalação de um sistema nos automóveis que não permite que o condutor adormeça.

Imagine-se a conduzir um veículo e de repente adormece. O carro percebe e para não deixar que o condutor adormeça, abre janelas, fala, conta piadas, muda a estação do rádio, tudo para mantê-lo atento.

Ficção?

A conhecida marca de computadores IBM está a desenvolver um sistema de computador de bordo, denominado «Passageiro Artificial», que poderá estar no mercado dentro de cinco anos, de acordo com a revista «New Scientist».

Com objectivo de manter o motorista acordado enquanto conduz, o sistema, que contém o perfil de quem conduz o veículo, inclui um programa capaz de planear uma conversa com perguntas e medir o tempo da resposta.

Uma resposta lenta ou incompleta pode ser rapidamente punida com jactos de água gelada, abertura da janela ou o som de um alarme.

Além disso, o automóvel terá outros truques, como mudar as estações de rádio para verificar se o motorista dá conta ou contar uma piada e aguardar para ouvir uma gargalhada.

Redação