O leite produzido especialmente nos primeiros dias depois das vacas darem à luz, pode ser usado na cura de doenças estomacais causadas pelos antibióticos. A investigação foi realizada por vários cientistas nos hospitais de Hammersmith, Londres e Leicester General.
Alguns antibióticos usados para curar doenças de estômago acabam por provocar inflamações que matam duas mil pessoas por ano no Reino Unido. No entanto, a cura parece estar «à vista». Trata-se uma substância encontrada no leite retirado das vacas, dias depois destas darem à luz, o colostro.
Os primeiros testes mostraram que uma das proteínas encontradas no colostro pode ajudar a curar doentes com úlceras e inflamações, que afectam em média dois por cento da população do Reino Unido.
O professor Ray Playford diz que o colostro pode ser encontrado em algumas lojas de comida sob a forma de tabletes ou mesmo líquida e não há qualquer perigo de que esteja contaminado pela BSE.
«É um produto de comida natural e julgo que não dever ser encarado como uma descoberta excitante. Este estudo confirma que as crianças e os adultos com diversos problemas de estômago podem ser vir a ser curados», sublinhou.