O vaivém Atlantis tem o seu regresso à Terra previsto para terça-feira após uma missão de 12 dias, desde que as condições meteorológicas se mostrem favoráveis, como acreditam os controladores do voo.
Os controladores de voo do vaivém Atlantis acreditam que será possível o seu regresso à Terra na próxima terça-feira, já que estão reunidas condições meteorológicas favoráveis no local da aterragem.
O Atlantis esteve acoplado à Estação Espacial Internacional (EEI) até domingo, numa missão que teve como objectivo a instalação da nova porta de entrada na plataforma orbital.
O vaivém deverá aterrar no Centro Espacial Kennedy, na Flórida quando forem 05: 37 em Lisboa, 12 dias depois da sua descolagem.
No caso de a aterragem não acontecer com o sucesso previsto devido a inesperadas condições meteorológicas, o director do voo da NASA, Wayne Hale, garante que o Atantis dispõe de combustível suficiente para se manter em órbita por mais três dias.
Em tal situação, o vaivém continuaria a tentar aterrar no Centro Espacial Kennedy durante dois dias, recorrendo depois, a NASA, a locais de aterragem alternativos, na Califórnia ou no Novo México.
Tendo inicialmente o regresso agendado para hoje, a missão teve que ser adiada devido ao tempo perdido pelos cinco astronautas do vaivém e os residentes da EEI em reparações de falhas registadas na nova porta.
A instalação da nova porta vai dar a possibilidade aos norte-americanos de fazerem passeios espaciais em fatos construídos nos Estados Unidos, sem terem de recorrer aos fatos russos.