ciencia

Anti-inflamatórios podem ser perigosos

Os anti-inflamatórios não esteróides podem ser perigosos para a saúde. Estes medicamentos provocam problemas de estômago em muitos dos consumidores e hemorragias em quase 5 por cento. Mais de 800 mil doentes tomam este fármaco diariamente.

Apesar de eficazes no combate à dor e inflamação, os anti-inflamatórios não esteróides podem provocar problemas gastrintestinais, que conduzem a elevado número de hospitalizações.

Segundo estudos recentes, 35 por cento dos indivíduos que tomam o fármaco sofreram efeitos secundários e tiveram complicações a nível gástrico. No total 4,5 sofreram de hemorragias, suficientemente graves para os conduzirem ao hospital.

Estima-se que em Portugal cerca de mil e quinhentos indivíduos recorre com frequência aos anti-inflamatórios não esteróides, um dos medicamentos mais prescritos em todo o mundo. Mais de 800 mil doentes tomam estes fármaco diariamente.

Os estudos que levaram a estes resultados foram da coordenados pelo epidemologista Massano Cardoso, da Universidade de Medicina de Coimbra.

Os anti-inflamatórios não esteroides constituem a principal classe de medicamentos para o alívio da dor associada ao reumático. Perto de três milhões de portugueses sofrem desta perturbação.

Redação