Sociedade

CTT preparam ocupação das localidades abandonadas pela Caixa

João Relvas / Lusa

Esta denúncia parte das Juntas de Freguesia do distrito de Setúbal que já viram o encerramento de balcões da Caixa Geral de Depósitos. Autarcas rejeitam banca privada dentro das instalações da junta.

No Distrito de Setúbal, são cerca de uma dezena as Juntas de Freguesia onde os balcões da Caixa já fecharam, no passado dia 28 de abril. Os autarcas rejeitam agora qualquer acordo que venha a permitir a abertura de serviços bancários privados, nas instalações das juntas de freguesia.

Margarida Carvalho, a presidente da Junta de Freguesia de Charneca da Caparica e Sobreda suspeita que os CTT estejam a preparar terreno para este negócio apetecível.

"Temos casos de algumas juntas que têm serviços postais dos CTT e pode acontecer que passem a fazer serviços bancários" mas esta é uma situação que "rejeitamos completamente".

A freguesia de Charneca da Caparica e Sobreda tem 15 mil habitantes que estão nesta altura sem qualquer serviço bancário.

A presidente da Junta não tem dúvidas que, de uma forma ou de outra, não vai demorar até que um banco privado venha a ocupar o lugar que a Caixa Geral de Depósitos deixou vazio.

De acordo com a lista divulgada em março, o banco público prevê fechar 61 agências.

Redação