ciencia

Ao sabor do vento solar

Está prevista para esta sexta-feira, mais uma tentativa de lançamento da sonda Génesis que vai capturar amostras de ventos solares em voo no espaço intersideral.

Se tudo correr de feição será hoje lançada, pelas cinco da tarde (hora de Lisboa) a nave Delta II, que transporta para o espaço a sonda Génesis.

Esta sonda vai começar a captar amostras de ventos solares apanhados em voo no espaço intersideral, quando se encontrar a 1,5 milhões de quilómetros da Terra.

O retorno à Terra está previsto para 2004, depois de três anos de estudo no espaço e de 32 milhões de quilómetros percorridos. Espera-se que a Génesis traga na sua carga um bem precioso: entre 10 a 20 miligramas de partículas ionizadas e invisíveis.

Estas partículas têm uma massa similar a alguns grãos de areia e, se chegarem, serão os primeiros materiais extraterrestres a chegar à Terra depois da ida do homem à Lua.

Os conhecimentos proporcionados por estas partículas ajudarão os cientistas a tentarem desvendar os segredos da «nebulosa solar», a nuvem de poeiras e gases (principalmente hélio e hidrogénio) que deu origem ao Sol.

A missão da Génesis tem um custo total de cerca de 47 milhões de contos. E 14 de Agosto é a data limite para o lançamento porque as condições ideais para capturar as poeiras solares só se voltam a registar em Dezembro.

Redação