A NASA acaba de divulgar as primeiras imagens do novo mapa da Terra. A carta, a três dimensões, é considerada a mais perfeita de sempre e cobre 80 por cento do planeta humano.
A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, tem desde hoje, na internet, as primeiras imagens de um mapa a três dimensões que é considerado «o mais preciso jamais elaborado» do planeta Terra.
Zonas nunca antes cartografadas com exactidão estão agora inventariadas neste documento, que a NASA acredita ser útil para ecologistas, geólogos, pilotos, engenheiros, geógrafos, entre outros.
«Pode também ser utilizado para discussões de fronteiras», disse o responsável pelo projecto, Thomas Henning.
O novo mapa é fruto de informação topográfica recolhida em um milhão de medições feitas a bordo da nave Endeavour, em Fevereiro de 2000.
Segundo Tom Farr, subdirector da missão que recolheu os dados, o mapa será cem vezes melhor do que qualquer outro fabricado até agora. Esta missão, de 11 dias, utilizou um radar mecânico com 60 metros de largura. Foi recolhida mais informação sobre a Terra do que toda a que se reuniu nos últimos 30 anos.
A primeira imagem disponível é a do Estado do Colorado. O mapa permite aproximação ao território a uma distância de 30 metros para os cientistas autorizados pelo Pentágono e a 90 metros para o público em geral.
Este mapa resulta da cooperação entre a agência cartográfica norte-americana, a NASA e agências espaciais da Alemanha e Itália.