ciencia

O render da tripulação

A tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI) vai ser rendida. Três novos astronautas vão para o espaço na quinta-feira, antes da partida da sonda «Genesis».

Os três astronautas que vivem actualmente na EEI, o russo Yuri Usachev e os norte-americanos Susan Helms e Jim Voss, serão substituídos pela «Expedição Três», integrada pelo comandante Frank Culbertson, pelo piloto Vladimir Dezhurov e pelo engenheiro de voo Mikhail Tyurin.

O lançamento do «Discovery» está programado para as 21:38 TMG de quinta-feira, a partir do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Florida, informou este sábado a NASA.

«Genesis» adiada

Esta descolagem antecede o lançamento da sonda «Génesis», cuja partida já foi adiada cinco vezes, duas para testes de última hora e três devido ao mau tempo.

O último lançamento da «Génesis» esteve programado para sexta-feira, dia em que a NASA decidiu remeter a partida da sonda para depois de 9 de Agosto.

Os três astronautas da EEI estão na estação há 148 dias, desde que nela foram incorporados a 9 de Março. A sua estada foi mais longa do que o previsto, devido aos contratempos surgidos com um braço mecânico da EEI.

Redação