ciencia

«Homem dos Gelos» tinha piolhos nas roupas

Foi uma dupla descoberta. Os cientistas descobriram que o famoso «Homem dos Gelos» tinha piolhos nas roupas o que significa que este tipo de parasitas existe já há cinco mil anos.

O famoso «Homem dos Gelos» tinha piolhos nas roupas. Uma equipa de cientistas austríacos da Universidade de Innsbruck descobriu nas vestes do corpo mumificado do caçador pré-histórico, restos de piolho humano, os mais antigos encontrados até agora no Mundo.

«Isso demonstra que este tipo de parasitas existe já há cinco mil anos, uma vez que os mais antigos encontrados anteriormente datavam, dos séculos VI e V antes da nossa era», comentou hoje o professor Konrad Spindler, director do Instituto de Pré-História e História Antiga daquela Universidade.

Spindles comentou que, na própria múmia, carinhosamente baptizada de «Oetzi», por ter sido encontrada nas Montanhas de Oetzal, não foram encontrados piolhos, porque os restos mortais do caçador das neves foram lavados minuciosamente depois do achado, o que eliminou qualquer vestígio do incómodo parasita.

Redação