Chama-se eBlaster e tem como missão não deixar em segredo um único passo dado em domínios da WWW. Instalado num computador, é uma espécie de programa-espião, que envia para um endereço de e-mail todos os movimentos feitos pelo utilizador.
A frase orwelliana ecoa cada vez mais nas nossas cabeças: «Big Brother is Watching You». A SpectorSoft, uma empresa norte-americana, possibilita que cada um de nós se torne um «Big Brother» da WWW. O segredo está no eBlaster, um programa que, instalado num computador permite saber em que sites navegou, que teclas premiu, que aplicações utilizou e - a mais recente novidade - que mensagens enviou no chat.
Feito o relatório de todos os passos do utilizador, o eBlaster envia um e-mail para o «interessado» com todas as informações.
No site da SpectorSoft, a publicidade a este moderno e acessível instrumento de espionagem doméstica é clara: à distância, controla todos os passos dos utilizadores. Se for patrão, não precisa de chegar ao escritório para saber o que os seus empregados andam a fazer. O velho ditado «patrão fora, dia santo na loja» pode começar a perder força... Se for pai, sabe por onde o seu filho anda a navegar.
Entre as dez boas razões apontadas para não deixar de comprar o eBlaster, uma das mais velhas histórias do mundo: descobrir se o marido ou a mulher está a ter um «affair» online...
Os juristas já olharam com atenção para o programa e consideram que este pode incorrer num grave atentado contra a privacidade electrónica.