ciencia

Novas variantes do «Code Red» propagam-se na Net

Novas variantes do verme «Code Red» foram detectadas na internet, durante o fim-de-semana. Os especialistas aconselham os utilizadores a fazer o download do «anti-verme» assim que possível.

A internet continua com o sinal de alerta activo. Um novo verme de computador, semelhante ao «Code Red», começou a espalhar-se pela rede, durante o fim-de-semana, alertaram esta segunda-feira diversos especialistas em segurança on-line.

Embora as análises iniciais tivessem caracterizado o novo vírus como uma variante do «Code Red» original, especialistas ouvidos pela agência Associated Press suspeitam que o «Code Red II» não está vinculado ao primeiro - que afectou, a 19 Julho, e em apenas nove horas, 250 mil sistemas informáticos nos EUA.

Uma das principais empresas privadas do sector de segurança na Internet, a Symantec AntiVirus Research Center, afirma ter recebido inúmeras queixas de servidores infectados. «Consideramos o 'CodeRed.C' uma ameaça muito séria», declarou um porta-voz da companhia.

A System Administration Networking and Security (SANS) foi outra empresa de segurança que alertou para o «Code Red II» - também conhecido por «CodeRed.C» ou «Versão 3», como a Symantec lhe chama.

Os técnicos da SANS começaram a receber informações sobre este novo verme no fim-de-semana. «Análises preliminares mostram que o novo vírus instala um 'cavalo de Tróia' nos servidores infectados», disseram os especialistas da SANS.

Mais vale prevenir...

«Isso torna um computador disponível a quem quiser entrar nele», declarou Russ Cooper, da TruSecure Corp., uma empresa de segurança. Contudo, «Qualquer pessoa que tenha tomado precauções contra o 'Code Red' deve estar a salvo em relação ao 'Code Red II'».

A Symantec recomenda aos administradores de sistemas que ainda não instalaram o «anti-verme» da Microsoft para proteger seus computadores que o façam agora. Qualquer cibernauta pode fazer o download destes «antibióticos» a partir do site da empresa.

O «Code Red» afecta apenas computadores com os softwares da Microsoft Internet Information Services (IIS) no Windows NT 4.0 ou Windows 2000. Os especialistas calculam que o «CodeRed.C» ou «Code Red II» tenha o mesmo alcance.

Cerca de 400 mil computadores tinham já sido afectados pelos novos vírus, este domingo depois do meio-dia, segundo o canal de televisão MSNBC.

Redação