ciencia

Code Red já chegou a Portugal

O Code Red, que está a alarmar o mundo, já chegou a Portugal. A Fundação para a Computação Científica Nacional teve conhecimento de que alguns computadores de universidades portuguesas foram atacados pelo vírus, apurou a TSF Online.

«Chegou ao conhecimento da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) que nos sistemas internos de algumas universidades portuguesas o Code Red atacou», disse à TSF Online o presidente da instituição, Pedro Veiga.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi uma das afectadas, mas o problema já está no momento resolvido.

Quanto aos computadores da própria FCCN, os problemas são inexistentes, na medida em que esta instituição não utiliza o Internet Information Server da Microsoft, sistema vulnerável a este vírus.

A rede informática governamental continua também imune ao Code Red, embora seja impossível determinar se o vírus atacou sem sucesso este sistema. É que o «verme» tem a capacidade de tentar causar distúrbios sem deixar rastro, explicou o director do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, Gomes de Almeida. «Não temos tido problemas», garantiu à TSF Online o responsável deste organismo.

O Code Red explora uma falha descoberta em Junho no software IIS da Microsoft usado pelos servidores da Internet e encontra-se nos sistemas operativos Windows NT e 2000 server.

O ataque deste vírus pode perturbar as ligações à internet e afectar aplicações como o comércio electrónico ou o e-mail.

Redação