ciencia

Cod Red II «devastador» na China

O «verme» informático Code Red II, que já paralisou computadores governamentais e comerciais em cerca de 20 províncias chinesas, é o vírus mais devastador registado até

O «verme» informático Code Red II é o vírus mais devastador registado até hoje na China, segundo peritos locais.

«Este verme paralisa completamente os sistemas informáticos e permite acesso exterior aos computadores infectados», explicou um especialista em anti-vírus, sublinhando que a empresa recebeu mais de 200 pedidos de auxílio desde 5 de Agosto.

Poupada pela primeira versão do vírus que afectou cerca de 250 mil sistemas informáticos nos Estados Unidos a 19 de Julho, a China reconheceu, terça-feira, ter sido fortemente atingida pela segunda versão do «verme» e há já quem fale de uma terceira variante do Code Red neste país.

Segundo Chen Jianmin, um responsável do centro nacional de urgência informática, o Code Red II atingiu cerca de 180 empresas ou organismos governamentais e mais de 200 servidores até hoje de manhã, a maioria situados nas grandes cidades como Pequim ou Xangai.

O Code Red (Código Vermelho) foi detectado pela primeira vez a 19 de Julho nos Estados Unidos e ataca apenas os sistemas de exploração da Microsoft Windows NT e 2000 e mais precisamente o Servidor de Informação Internet (Internet Information Server-IIS).

A nova variante do Code Red, que surgiu no passado fim-de-semana, não altera as páginas da internet, mas fornece aos piratas informáticos o controlo completo à distância do computador infectado.

Este novo «verme» cria uma porta de acesso no computador infectado, o que permite descarregar o que quer que seja nestes terminais.

Os autores do ataque podem em seguida servir-se destes computadores para piratear outros terminais, tornando-se mais difícil fazer a sua identificação.

Redação