ciencia

Chuva de meteoritos cruza os céus

Se o tempo o permitir, na madrugada de domingo para segunda-feira, vai ser possível observar, em Portugal, uma chuva intensa de meteoritos Perseidas. Basta estar atento e num local pouco iluminado para ver brilhos coloridos a rasgar a noite.

Dezenas de meteoritos Perseidas vão cruzar os céus, no domingo à noite, durante várias horas. Se o tempo estiver favorável, os Perseidas vão ser visíveis em Portugal, algumas horas antes da madrugada.

Segundo as sociedades de astronomia, observando este fenómeno, mais conhecido por «chuva de estrelas», vamos poder ver uma série de riscos coloridos a iluminar o negro dos céus.

Restos de um cometa

Estes meteoritos, que quando visíveis se assemelham a estrelas candentes, são pequenas poeiras «sacudidas» de um cometa, que se desintegram ao entrar na atmosfera terrestre.

Quando os cometas se aproximam do Sol, começam a evaporar e deixam para trás um rasto de pó e gás. Quando a Terra atravessa esse rasto podemos assistir às famosas «chuvas de estrelas».

Os Perseidas, que aparecem na constelação Perseus, são uns dos meteoritos mais rápidos e entram na nossa atmosfera a 60 quilómetros por segundo.

No entanto, quem perder este espectáculo pode assistir a uma chuva de pós ainda mais intensa de que está prevista pata Novembro.

Redação