A nave espacial Discovery acoplou-se hoje sem complicações à Estação Espacial Internacional às 18:38 (19:38 em Lisboa), hora prevista, para uma união de oito dias com o objectivo de renovar o equipamento a bordo da estação orbital.
No final do percurso percorrido durante quase dois dias, o comandante de bordo da Discovery, Scott Horowitz, realizou manualmente uma aproximação perfeita do complexo orbital antes da acoplagem, informou o Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas.
Os cinco astronautas norte-americanos e dois cosmonautas russos a bordo da Discovery vão agora juntar-se aos seus colegas que estão desde Março a bordo da Estação Espacial Internacional.
Esta equipa, a «Expedição 2», composta pelo comandante russo Iouri Oussatchev e dois astronautas norte-americanos, James Voss e Susan Helms, deverá regressar a terra dia 22, a bordo da nave espacial.
Esta equipa será substituída pela «Expedição 3»: o comandante norte-americano Frank Culbertson e dois russos, o co-piloto Vladimir Dezhourov e o engenheiro de voo Mikail Tyurin.
Depois, pela primeira vez após o início da construção da Estação Espacial Internacional, os seus ocupantes beneficiarão de um período calmo, permitindo-lhes realizar cerca de 40 experiências científicas norte-americanas e russas durante os quatro meses da sua missão.