Uma empresa russa quer lançar um satélite para o espaço a partir de um avião. É uma ideia inédita, mas ainda não há dinheiro para a concretizar.
Deixar de utilizar o chão e substituí-lo por um... avião. A ideia é pioneira e foi apresentada esta quarta-feira pela Rússia, durante 5º Salão Internacional da Aeronáutica de Jukovsky, perto de Moscovo.
«Prevemos efectuar um primeiro lançamento em 2003», anunciou o presidente da sociedade privada russa Vorduchny Start (Lançamento Aéreo), Anatoli Karpov.
Segundo a mesma fonte, o projecto já está concluído e «estão actualmente em curso negociações com potenciais investidores». O problema é que falta dinheiro para concretizar o projecto: «Teremos o dinheiro provavelmente no fim do ano», garantiu Karpov.
A sociedade está a negociar apoios junto da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. O custo global do projecto oscila entre os 120 e os 130 milhões de dólares (entre 27 e 30 milhões de contos).
A sociedade conta utilizar para este projecto o avião cargueiro russo-ucraniano Rouslan. O custo dos lançamentos é bastante menos elevado que os realizados a partir do solo, diz a empresa.
O novo complexo «Air Launch» permitirá colocar em órbita satélites com um peso entre as três e as quatro toneladas.