ciencia

Paleontólogos encontram mais ossos de dinossauro

Os paleontólogos que estão em escavações na arriba da praia de Porto Novo, em Torres Vedras, descobriram, nesta sexta-feira, mais quatro ossos de dinossauro. Um dos elementos da equipa diz que há alguns em óptimo estado de conservação.

Os paleontólogos que estão em escavações na arriba da praia de Porto Novo (na foto), em Torres Vedras, descobriram nesta sexta-feira mais «quatro ossos grandes de dinossauro, entre os quais fragmentos de uma costela em óptimo estado de conservação», disse Bruno Silva, da Associação Leonel Trindade.

O fóssil será de um dinossauro herbívoro e tem marcas de ter sido parcialmente devorado por um dinossauro carnívoro. No total a equipa já encontrou cerca de 200 fragmentos com 140 milhões de anos.

O achado é raríssimo e o núcleo de paleontologia da associação espera seja possível descobrir novos dados científicos sobre como morriam estes animais do Jurássico Superior e quais as suas relações de sobrevivência.

A campanha de escavações deverá continuar até ao dia 20 de Agosto. Está a ser dirigida cientificamente por Stefan Rosendhal e Pedro Dantas e conta com a participação de estudantes de geologia e arqueologia da faculdade de Ciências de Lisboa.

A Associação Leonel Trindade vai celebrar um acordo de colaboração com o Laboratório de História Natural do museu Municipal da Batalha para o estudo do material descoberto.

Redação