Os astronautas do vaivém Discovery iniciaram o seu segundo passeios espacial, ligeiramente antes do previsto. Dan Berry e Patrick Forrester vão instalar 11 rampas no laboratório Destiny e cabos de aquecimento para uma extensão da EEI.
Os astronautas do vaivém Discovery, acoplado à Estação Espacial Internacional (EEI), já iniciaram o seu segundo passeio espacial, ligeiramente antes do previsto, segundo comunicou a porta-voz da NASA, Laura Rochon.
Dan Berry (na foto) e Patrick Forrester vão instalar 11 rampas no laboratório Destiny e cabos de aquecimento para uma futura extensão da EEI.
Os astronautas saíram do vaivém às 14:42 (hora de Lisboa) e a sua saída ao espaço deve-se prolongar por cerca de cinco horas e meia.
A primeira saída demorou seis horas e um quarto, na quinta-feira, quando instalaram um reservatório exterior de amoníaco que será usado para o sistema de arrefecimento da estação.
Neste segundo passeio deverão também ser ajudados nas suas operações pelo braço-robô, telecomandado por Scott Horowitz, o comandante de bordo do Discovery.
Este é assim o nono dia de espaço para o vaivém, que deverá regressar à terra no dia 22 de Agosto, na Florida. No seu regresso vem acompanhado pelos tripulantes da «Expedição 2» da EEI, pelo comandante russo Iuri Ussatchev e pelos norte-americanos James Voss e Susan Helms.