ciencia

Primeiros embriões humanos clonados em Outubro

A primeira clonagem de embriões de seres humanos poderá ser efectuada dentro de dois meses, disse hoje o investigador que no princípio deste mês anunciou a intenção de tentar a clonagem humana.

«Nos próximos 60 dias» poderá ocorrer a «produção de embriões humanos» anunciou o grego Panayotis Zavos, um andrologista naturalizado norte-americano.

Em declarações à cadeia de televisão CBS, Zavos afirmou que «a implantação (destes embriões em mulheres) só se verificará mais tarde, evidentemente, após termos verificado se a sua qualidade é suficiente para garantir uma gravidez sã».

Este especialista em doenças do homem dirige uma clínica de tratamento da esterilidade em Lexington, Kentucky (Estados Unidos) e participou em 7 de Agosto, em Washington, numa

conferência de Imprensa em que o ginecologista italiano Severino Antinori anunciou oficialmente o lançamento de um projecto de clonagem de um ser humano.

A proibição destas experiências nos Estados Unidos, actualmente a ser discutida no Congresso, não intimida o investigador, pois os laboratórios que trabalham para este fim não se localizam neste país.

«Proibi-lo nos Estados Unidos não significa proibi-lo no mundo inteiro», afirmou Zavos, acrescentando que «a clonagem reprodutiva desenvolver-se-á inevitavelmente, quer seja graças a nós, quer a qualquer outro».

Redação