ciencia

Astronautas da Expedição II regressaram à Terra

Yuri Usachev, Jim Voss e Susan Helms, astronautas da Expedição II da Estação Alfa regressaram quarta-feira à Terra, a bordo do «Discovery», depois de estarem cinco meses no espaço a desenvolverem a construção do complexo espacial.

Através de um vaivém espacial, os astronautas foram logo substituídos por uma nova missão, liderada pelo comandante norte-americano, Frank Culberston.

Após a substituição, vieram para a Terra a bordo do vaivém «Discovery» (na foto), que aterrou ontem no Centro Espacial Kennedy, da NASA, finalizando assim uma missão de 11 dias e 19 horas na Estação Espacial Internacional (EEI).

O objectivo foi cumprido e a EEI cresce a cada dia. Até agora foram construídos três módulos do complexo, um laboratório e numerosas estruturas acopladas, além dos painéis de alimentação. Mas é pretendido que a EEI cresça até aos 100 módulos até ao ano 2005.

Agora, os astronautas têm várias semanas de exercícios físicos de recuperação para conseguirem que a sua musculatura e ossos voltem a ganhar o volume e a flexibilidade perdida após 166 dias a viverem em total ausência de gravidade.

A maioria dos estudos realizados por estes três astronautas serviu para conhecer melhor como ocorre a osteoporose, fenómeno que afecta especialmente as mulheres, depois da menopausa.

Redação