Quarenta anos depois da pílula contraceptiva feminina ser posta à venda, deverá chegar ao mercado a pílula masculina. Assim, em 2006, já deverá ser possível a compra desse contraceptivo, segundo responsáveis do Instituto de Medicina Reprodutiva de Munster, na Alemanha.
Daqui a cinco anos já deverá ser possível comprar o contraceptivo oral masculino, que chega ao mercado bastante atrasado relativamente à pílula feminina. Um atraso de 40 anos que, segundo uma porta-voz do Instituto de Medicina Reprodutiva, encontra explicação em razões sociológicas.
De acordo com a porta-voz, o atraso pode explicar-se pelo desinteresse masculino sobre o assunto. O facto das mulheres desde muito cedo se preocuparem com essa problemática levou a que mais rapidamente se tentasse encontrar uma solução e, daí, o facto da pílula feminina ter chegado bem mais cedo.
Ao longo dos últimos anos registou-se uma mudança de atitude entre a população masculina, que começou a ter mais responsabilidades na prevenção da gravidez, argumentou a mesma fonte. Daí a chegada do contraceptivo oral masculino, prevista para 2006.
A pílula masculina está a ser experimentada há três anos na Universidade de Munster, que coopera com duas equipas de grande empresas farmacêuticas.