ciencia

Estilo de vida condiciona mais homens do que mulheres

As mulheres são menos propensas a ataques cardíacos, não porque estejam protegidas pelas hormonas femininas, mas porque os homens são mais vulneráveis a riscos provocados pelo estilo de vida, onde se incluiu a má alimentação.

As mortes por ataque cardíaco são mais frequentes nos homens do que nas mulheres porque os homens são mais vulneráveis a riscos gerados pelo estilo de vida que levam enão porqque as mulheres estejam protegidas pelas hormosnas femininas.

A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Bristol, tendo sido neste sábado publicada no British Journal of Medicine.

A pesquisa teve por base as taxas de mortalidade de 50 países, de forma a tentar explicar a «epidemia do século XX», ou seja, as doenças vcardíacas entre os homens dos países industrializados.

Desde 1949, os índices no Reino Unido apontam para um aumento da mortalidade por doenças coronárias junto dos homens, chegando a ser quatro vezes superior à das mulheres, que se manteve estável ou até mesmo inferior.

A mesma tendência foi verificada na Austrália, França, Suécia e Estados Unidos.

A equipa de investigação afirmou que os dados do estudo revelam que são os «factores ambientais» e não as hormonas, que influnciam a taxa de mortalidade masculina.

Debbie Lawlor, que chefiou a equipa, disse que a conclusão teve também em conta que os níveis de estrogénio nas mulheres não aumentou substancialmente ao longo do século, peloq eu a mudança de hábitos no mundo industrializado é que constituirá a causa mais provável.

Além disso, segundo a médica, há pesquisas que sugerem que o consumo de muita gordura pode causar problemas sérios, tanto em homens como em mulheres.

Redação