ciencia

Cibernautas com mais de 65 anos são os mais entusiastas

Os cibernautas com mais de 65 anos são os mais entusiastas na internet, revela o estudo de uma fundação independente norte-americana. Este grupo constituído por pessoas com um alto nível de escolaridade e rendimentos prefere procurar informações sobre saúde e fazer contactos com amigos e família.

Os cibernautas norte-americanos maiores de 65 anos navegam mais tempo na internet do que os jovens, apesar de só constituírem quinze por cento dos utilizadores, segunto um estudo lançado pela Fundação Independente PEW.

Os cidadãos com mais de 65, que constituem quatro por cento da população da internet e 13 por cento da população dos Estados Unidos, são ensinados a navegar na Web pelos filhos e netos e tornam-se utilizadores frequentes. As suas preferências recaem sobre assuntos relacionados com a saúde e os contactos com amigos e familiares.

Esta população de cibernautas possui rendimentos e escolaridade alta e 60 por cento são homens casados.

Segundo Susannah Fox, directora desta investigação que entrevistou 4500 pessoas, os cibernautas seniores «são poucos em número, mas compensam em entusiasmo».

«Mais que qualquer outro grupo etário, os cidadãos mais velhos vêem na internet uma maneira de estar em contacto com a família» realçou.

Segundo este estudo, a maior parte destes utilizadores da «net»passaram a usar as novas tecnologias a partir dos 55 anos de idade.

A Fundação Independente PEW tem como objectivo transformar-se num fórum de ideias sobre os media e as políticas públicas e conta com a ajuda de fundos provenientes de doações privadas, que lhe permite investigar a atitude nos norte-americanos perante a imprensa e a política.

Redação