ciencia

Há mais portugueses a «navegar» na net

A internet é uma ferramenta utilizada por 24,8 por cento dos portugueses. Livros, CD's e DVD's continuam a ser os produtos mais procurados on line. Estes são alguns dados do segundo trimestre de 2001, revelados pela Marktest.

A internet é uma ferramenta utilizada por 24,8 por cento dos portugueses, sendo que 13,4 por cento acedem à rede a partir de casa e 8,9 por cento no emprego, segundo os indicadores do Bareme Internet da Marktest, relativos ao segundo trimestre de 2001.

A tendência é de crescimento em relação aos últimos indicadores oficiais (22 por cento), divulgados em Dezembro de 2000 pelo Observatório das Ciências e das Tecnologias (OCT).

Dos utilizadores regulares, 17,7 por cento (um universo de 1866 mil indivíduos) já compraram produtos e/ou serviços através da internet. Livros, CD's e DVD's são os produtos mais procurados on line.

Cem mil utilizadores em 2003

Saber ligar e desligar um computador, utilizar o rato e o teclado, enviar um e-mail são alguns exemplos das competências básicas que o Programa Operacional da Sociedade da Informação (POSI) pretende desenvolver. O objectivo é que cem mil pessoas o consigam fazer próximos dois anos.

O POSI é uma ferramenta criada em Julho de 2000 pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) para atingir as metas definidas na Cimeira de Lisboa (Março de 2000) durante a

Presidência Portuguesa da União Europeia.

Redação