O vírus «Nimda» tem atacado milhares de computadores e servidores na China, e de acordo com os especialistas, nos próximos dias, as vítimas vão aumentar.
Milhares de computadores e servidores na China foram atacados pelo «Vírus Nimda» e os peritos prevêem um aumento de vítimas, nos próximos dias, como revelaram fontes do sector em Xangai este domingo.
A China escapou até agora ao ataque de diversos vírus a computadores em todo o mundo, porque eles se destinavam a plataformas em língua inglesa com programas Windows, salvo o conhecido por CIH, cujo alvo eram as plataformas chinesas.
No entanto, o «Nimda» estendeu-se de forma indiscriminada e surpreendeu tudo e todos pela velocidade com que se propaga por todo o mundo, sem que a maioria dos programas antivirais tenham podido actualizar-se a tempo de o detectar.
Ao contrário do que acontece noutros casos, este vírus não é evitável nem sequer permite precauções contra ficheiros suspeitos nos endereços de correio electrónico.
As empresas fornecedoras de programas antivirais na China, não tiveram mãos a medir com os pedidos de ajuda e os peritos garantem estar contra uma tarefa gigantesca, já que este vírus actua durante todo o dia, escondido em mensagens de correio electrónico, nos servidores colectivos e até nos computadores portáteis.