ciencia

Descoberta de vários vestígios de dinossauros em Espanha

Um grupo de paleontólogos descobriu vários vestígios de dinossauros numa escavação em Carnego, no norte de Espanha. Os traços encontrados correspondem não só a dinossauros carnívoros, mas também répteis, pássaros e tartarugas.

Uma equipa de paleontólogos anunciou hoje a descoberta de vários traços de dinossauros, que podem ter 115 milhões de anos, numa escavação arqueológica perto de Carnego, na Espanha.

«É uma descoberta importante porque se examinam várias espécies nas margens de um antigo mar onde hoje se podem observar marcas de uma grande quantidade de organismos», explicou José Luis Sanz, professor de paleontologia na Universidade Autónoma de Madrid.

Para Luis Sanz, que dirige a equipa de investigadores, esta escavação com mais de 195 metros de comprimento e seis a sete de largura, é única devido ao número, à diversidade e a natureza dos vestígios descobertos.

«Encontramos traços de dinossauros carnívoros, mas também de tartarugas, répteis, pássaros primitivos» o que é muito raro «porque quanto mais leves são os animais, menos é provável que deixem marcas fósseis», disse.

«As numerosas descobertas de esqueletos de pássaros no mundo já permitiram compreender o mecanismo de voo da espécie. Mas os traços das patas vão ajudar os investigadores a conhecerem melhor os seus deslocamentos na terra», sublinhou.

Os paleontólogos trabalham há mais de 15 anos na região da Rioja, em Carnego, onde as condições da camada sedimentar permitiu conservar muitos dos traços dos animais do período.