Investigadores norte-americanos rescobriram que os organismos microscópicos estão a comer a rocha vulcânica. Este processo altera a química das rochas e pode influenciar as interacções químicas a nível global.
O clima da terra pode estar directamente dependente de micróbios que comem as rochas que se encontram debaixo do solo do mar, de acordo com uma nova pesquisa avançada hoje.
Através da análise de amostras de rochas do Atlântico e do Pacífico, cientistas norte-americanos descobriram que organismos microscópicos estão a comer a rocha vulcânica deixando rastos de espécies de vermes.
Os micróbios alteram a química das rochas, permitindo mudar os químicos e minerais da água do mar quando estão em contacto com eles.
O processo influencia interacções químicas a nível global, como as do ciclo do carbono, que desempenha um papel importante no clima da terra.
Os rastos nas rochas foram recolhidos no âmbito do programa «Ocean Drilling Program» (ODP), a uma profundidade que podia chegar aos seis quilómetros abaixo do nível do mar.
«Nós documentámos a extensão com que os organismos microscópios estão a comer a rocha vulcânica, deixando traços de espécies de vermes que parecem estar a escavar o seu caminho», explicou o Doutor Hubert Staudigel da Universidade da Califórnia.
«O novo estudo confirmou que estes traços aparecem em qualquer espaço do oceano», acrescentou.